segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bolinhos de arroz com espinafre


Ingredientes
Arroz já cozido (2 a 3 xícaras), 1 xícara de leite, 2 ovos, 1 xícara de espinafre bem picadinho, 2 colheres de sopa de aveia em flocos grandes, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, sal, salsinha picada e cebola bem picadinha e óleo para fritar.
Modo de fazer
Coloque o arroz (que sobrou do almoço - umas 2 xícaras) numa panela com 1 copo de leite - 200 ml para cozinhar com uma pitada de sal e 1 colher de sopa cebola bem picadinha e 1 xícara de espinafre cru picado até dar uma "empapada". Antes de secar totalmente junte a salsinha picada e desligue o fogo. Deixe esfriar e junte 2 ovos e 2 colheres de sopa de farinha de trigo e misture bem para formar a massa. Fritar em óleo de milho quente e escorra em papel toalha.

Pudim de leite moça com calda de laranja


Faça um pudim de leite condensado a sua maneira.

1 lata de leite condensado

3 ovos

1 lata de leite e bata tudo no liquidificador. Eu costumo colocar um pouco de xarope de baunilha da starbucks.

Na forma de pudim, derreta o uma xícara de açúcar branco e quando estiver derretido unte uma colher de chá de manteiga e meio copo de suco de laranja e deixe formar um caramelo. Desligue o fogo para não queimar e passe em volta da forma para somente depois colocar o que foi batido no liquidificador.

Leve para assar em forno quente em banho-maria por 30 minutos.

Dica: tampe bem a forma com papel alumínio e faça pequenos furos para sair o vapor e o pudim fica bem lisinho. Não esqueça de verificar para que a água não seque para não queimar o pudim.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sagu de vinho


Este doce delicioso faz parte da culinária gaúcha e também faz parte das minhas recordações de infancia. Geralmente se faz com vinho tinto e água. Também é possível fazer com suco de uva (da fruta mesmo depois de fervê-la). Pode ser acompanhado por um creme de baunilha, por outro sagu feito com leite ou só creme de leite. Os ingredientes são:
1 xícara de sagu
4 xícaras de água
4 xícaras de vinho tinto (pode ser suave, mas aí diminua a quantidade de açúcar)
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia

Modo de Preparo
Deixe, o sagu de molho em 4 xícaras (chá) de água
durante 2 horas. Coloque-o numa panela a água que sobrou do sagu depois de escorrid, o vinho, as especiarias e o açúcar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar e nem empelotar e até que o sagu fique quase transparente. Se ainda aparecerem algumas bolinhas brancas, não tem problema pois com o próprio calor da panela elas terminam de cozinhar.

Para o creme (mais fácil):

1 pacote de pudim royal sabor baunilha. Fazer o creme de acordo com as instruções e depois de frio juntar uma caixinha de creme de leite.
Sirva gelado!

Morangos com chocolate

Espetinhos de morangos com calda de chocolate quente.
A receita eu não tenho, mas em Gramado é fácil de encontrar!!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aniversários




Chop Suey de legumes


Ingredientes:
- óleo de soja
- 1 pimentão vermelho picado em quadradinhos
- 1/2 pimentão amarelo picado em quadradinhos
- 1 cebola em pétalas grossas
- 3 dentes de alho fatiados
- 3 ou 4 fatias de gengibre
- 1 maço de brócolis e 1 couve-flor rapidamente aferventados
- 1 cenoura pequena em fatias bem finas
- alho-poró
- 100 g de shitake ou champignons
- 1/2 xícara (chá) de shoyu
- 1 1/2 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picadinha.

Modo de fazer

Pique todos os legumes e vá refogando no óleo de preferencia em uma panela chinesa ou mais alta. Primeiro os legumes mais duros e vá retirando um de cada vez. Por último misture a água, a maisena e o shoyu. Junte todos os legumes já fritos na panela. Jogue por cima a mistura de shoyu e mexa bem para que o molho engrosse, mas não deixe cozinhar demais, pois os legumes devem ficar crocantes. Sirva acompanhado de arroz.

domingo, 5 de setembro de 2010

Bolo de milho verde (pamonha assada)

Uma das delícias que saboreei em Minas Gerais e que aprendi convivendo com os mineiros foi este bolo de milho verde e que muitas pessoas também chamam de pamonha assada.
Ingredientes:
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 12 espigas de milho verde (quanto mais tenro melhor)

Retirar com uma faca os grãos das espigas. Misturar com água e bater, por pouco tempo, no liquidificador, tendo o cuidado de deixar a massa mais grossa. Não precisa passar pela peneira para ficar com pedacinhos de milho mesmo. Em outra vasilha, juntar os demais ingredientes e misturar bem, com uma colher (o fermento por último). Coloque num pirex ou tabuleiro untado e asse no forno preaquecido. Mais ou menos (260 graus) durante uma hora. Desenforme depois de esfriar e cortar em pedaços.

Sushi vegetariano do Kiko

Quem disse que vegetarianos não comem comida japonesa? Tem muita coisa! O Kiko por exemplo faz estes suhis de shimeji com cream cheese que são uma delícia (entre outras comidas maravilhosas que ele faz). http://www.kikoni.com.br/

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bolo de bananas

Torta salgada de pão de forma (da minha mãe)



Ingredientes
Pão de forma sem casca;
maionese de leite;
salada batatas cozidas e bem picadinhas e temperadas com sal, azeite, salsinha e pimenta do reino branca moída e maionese;
azeite;
ovos cozidos;
refogado de palmito (o mesmo do empadão);

Modo de fazer
Dispor as camadas de pão em uma forma redonda de abrir. Molhe com o caldo do refogado e recheie com requeijão cremoso e o refogado. Mais uma camada de pão molhado e a salada de batatas e assim por diante. No final faça uma maionese caseira com 2 gemas cozidas e 2 gemas cruas e azeite. Cubra a torta e enfeite-a como quiser. Se preferir use maionese industrializada mesmo. Leve a geladeira.

Curau de milho verde




Esta receita leva umas 5 ou 6 espigas de milho verde.
Raspe com uma faca os grãos e depois bata no liquidificador com leite (de meio a um litro mais ou menos). Coe e aperte bem para sair todo o amido e se quiser aproveite o bagaço para fazer outra coisa, tipo algum bolinho, é só inventar!
Leve ao fogo mexendo sempre com um pouco de açúcar até engrossar. Vá adicionando leite se notar que o creme está meio empelotado ou muito grosso. Na verdade a quantidade de leite pode variar dependendo do milho verde, se for mais novo ou mais velho e a quantidade de açúcar também depende do gosto.
Não deixe ficar muito grosso pois após esfriar ele já toma mais consistencia. Salpique canela em pó.
Ah, minha sogra que é mineira sempre coloca uma pitadinha de sal nos doces que faz!
Este foi feito na casa dos meus amigos Guilherme e Leila em Pirenópolis (Goiás).

Biscoitinhos de castanhas do Pará


Adoro chás, qualquer um, de preferência de ervas plantadas e colhidas por mim! E um chazinho acompanhado de biscoitinhos é muito bom. Esta receita quem me deu foi a minha sogra Dona Marina e é muito fácil de fazer, até o Gabriel já fez!!!!
As castanhas devem ser moídas sem a pele!
Ingredientes:
200g de castanhas do Pará sem pele processadas;
200g de manteiga;
200g de farinha de trigo;
200g de maisena;
150g de açúcar refinado.

MODO DE FAZER
Amassar todos os ingredientes com as pontas do dedo e enrolar no formato de castanhas.
Assar em tabuleiro untado.