domingo, 5 de setembro de 2010

Bolo de milho verde (pamonha assada)

Uma das delícias que saboreei em Minas Gerais e que aprendi convivendo com os mineiros foi este bolo de milho verde e que muitas pessoas também chamam de pamonha assada.
Ingredientes:
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de canela em pó
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 12 espigas de milho verde (quanto mais tenro melhor)

Retirar com uma faca os grãos das espigas. Misturar com água e bater, por pouco tempo, no liquidificador, tendo o cuidado de deixar a massa mais grossa. Não precisa passar pela peneira para ficar com pedacinhos de milho mesmo. Em outra vasilha, juntar os demais ingredientes e misturar bem, com uma colher (o fermento por último). Coloque num pirex ou tabuleiro untado e asse no forno preaquecido. Mais ou menos (260 graus) durante uma hora. Desenforme depois de esfriar e cortar em pedaços.

7 comentários:

  1. Vou fazer essa pamonha,tudo bem com vc?
    um abraço. sandra

    ResponderExcluir
  2. Comigo tudo bem! E você? Este bolo fica muito bom. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Quanto de agua devo acrescentar ao bater os grãos no liquidificador?

    ResponderExcluir
  4. Aqui nos EUA e muito dificil encontrar um milho tenro para fazer bolo ou canjica, pois aqui so usamos o milho verde cozido nas refeicoes do almoco. Podemos utilizar o milho verde de lata? e quantas latas deveriam serem utilizadas para um bolo desse tamanho. Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane, nunca fiz com milho enlatado, mas acredito que escorrendo bem a água (se ele não for no vapor) e usar pelo menos duas latas. Tem outra receita aqui que pode ser com milho enlatado também! Um abraco

      Excluir