quarta-feira, 17 de março de 2010

Bolo de aniversário


Pão-de-ló
Ingredientes
6 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícaras de maisena
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1 xícaras de leite quente.

Modo de preparo:
Bater as claras em neve, juntar aos poucos as gemas. Bater com a batedeira sem parar e juntar aos poucos o açúcar e leite. Por fim a maisena, a farinha e o fermento peneirados.
Untar um tabuleiro médio com papel de alumínio para não colar. Deixar o forno bem quente desde o inicio do preparo e baixar para 180º.

Recheios para bolo de aniversário

1. Leite condensado com nozes moídas. Levar ao fogo ou microondas para dar uma engrossada no leite condensado e depois misturar as nozes.
2. Pêssegos picadinhos com creme de leite sem soro. Pode-se juntar damascos também.
3. Damascos: picar os damascos secos e colocar para ferver com bastante água e açúcar até ficarem macios e com pouca calda.
4. Bába de moça: fazer uma calda com 2 xícaras de açúcar e 1 xícaras de água. Depois de fria juntar 1 vidro de leite de coco e 10 gemas peneiradas. Levar ao fogo mexendo sem parar até que engrosse.

Montagem do bolo:
Dividir o pão-de-ló em 3 camadas. Alternar os recheios sempre molhando o bolo com calda de pêssegos ou de abacaxi (ferver o abacaxi picadinho com açúcar, que também serve de recheio junto com creme de leite sem soro).

Glacê
Para cada 2 xícaras de claras misturar 2 xícaras de açúcar. Levar ao fogo mexendo sempre para esquentar bem antes de bater por 30 minutos em potência alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário